terça-feira, 25 de março de 2014

Dia de aniversário é dia de festa

Depois de muito tempo voltei para contar o que aconteceu e continuar dando dicas sobre minha viajem para Buenos Aires. Como já havia comentado no último post sobre a Argentina , hoje, vou contar como foi o dia do meu aniversário e penúltimo dia na capital portenha.

Então, já que era dia do meu aniversário, eu ia fazer coisas que gosto como conhecer monumentos, passear pela cidade e conhecer o famoso Café Tortoni. E no fim da noite descobrir, que a data do meu aniversário, em Buenos Aires seria tão agitada.  

Como fomos dormir tarde, na noite passada, hoje, resolvemos acordar quase ás 10h, só para tomar café da manhã e depois, começar o passeio. E assim fomos rumo a uma das avenidas que dão o mais orgulho, para o argentino pela sua grandeza. A Avenida de Julio é conhecida mundialmente por ser uma via extremamente larga, e também como seus arredores, monumentos importantes da cidade. Por causa de sua largura, foi considerada a avenida mais larga do mundo, e se encontram com outras importantes avenidas como a Corrientes, Rivadavia, General Paz, Diagonal Norte e Avenida de Maio.

A avenida em si, já é um espetáculo a parte, como disse no parágrafo anterior ela é enorme e por onde se passa tem coisa interessante. O famoso rosta de Eva Perón, no prédio do Ministério da Saúde, por exemplo, fica nesta avenida. A obra de arte foi uma homenagem da Argentina, aos 60 anos da morte de Evita. 

Também nesta avenida, encontrei uma coisa muito interessante, como o povo argentino é muito religioso, principalmente católico, o povo estava extremamente feliz, com a nova indicação do papa, que pela primeira vez, na história, é um representante latino e argentino. Então, para demonstrar o orgulho pelo Papa Francisco os hermanos colocaram um enorme outdoor, na avenida mais importante da cidade.

Caminhando por ali, encontrei uma coisa que muito me interessa. Como muitos já devem saber, eu sou jornalista, então conhecer a sede da imprensa, para mim é bem legal. Enfim, constatei o que, muitos já haviam me falado... Os argentinos, não gostam muito da imprensa. Descobri isso quando passei em frente a sede e reparei que  estava toda pichada, além disso um pouco, mas a noite, as coisas esquentaram um pouco... Mas isso é assunto para daqui á  pouco.

Continuamos a diante e fomos até a Casa Rosada, o local é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires, assim chamada pela cor aproximadamente rosa. Abriga também o Museu da Casa do Governo, com material relacionado aos presidentes do país. A praça onde a sede fica é especialmente histórica e usada para diversos manifestos. Naquele dia, mesmo estava acontecendo um, sobre a Ilha das Malvinas. Faixas pediam justiça e exaltavam a memória do povo. Se você quiser curtir igual aos argentinos, sente na praça, tome uma água, converse com os amigos e aproveite para observar a arquitetura. Já que ali existem diversos prédios antigos e órgãos públicos. A Dudu mesmo adorou o passeio.

Saindo da Casa Rosada, estava na hora de conhecer o café mais famosos de Buenos Aires, o Café Tortoni. O Café esta localizado no 825 da Avenida de Maio, e é o mais representativo do espírito tradicional de dita avenida e uma lenda da cidade. Suas mesas receberam figuras como Carlos Gardel, Juan Manuel Fangio, Albert Einstein, Federico García Lorca , chefes de Estado como Juan Carlos de Borbón, entre muitos outros. Se você assim como eu, gosta de lugares legais, o café é uma ótima dica. Sente em uma de suas mesa e saboreie um delicioso churros, um cafezinho, um sanduíche... Enfim, o cardápio é variado e muito gostoso. Agora a principal dica é assistir o show de tango, que acontece todas as noites. Mais para não perder a oportunidade, compre os ingresso antecipadamente. Nós mesmo, só conseguimos ingresso, para a noite seguinte. E outra dica!!!! Prefira as mesas da frente, pois se você se sentar atrás, não vai ver muita coisa.

Enfim, tomamos um lanche da tarde, no Café Tortoni, compramos os ingresso para o show de tango e fomos descansar um pouco. Pois passamos o dia batendo perna e de noite, eu queria um jantar bem especial... Afinal, era dia do meu aniversário. Assim, voltamos para o hotel, tomamos um banho e descansamos. Não sem antes passar no Mc Donalds para a Dudu comer um sanduba. Alex e eu fomos de Subway e descobrimos, que diferente do Brasil, o lanche é tão recheado que o pão nem fecha..... Fica a  dica empresários brasileiros!!!!

Assim, depois de descansar um pouco já perto das 7 da noite, nós começamos a escutar um barulho muito forte de panela batendo. E percebemos e a tal manifestação marcada para o dia e intitulada como a, "Maior Manifestação Contra o Governo". E naquele dia, eu recebi algumas mensagens de parentes, que moram na Argentina, me alertando sobre o evento. E eles me falavam que normalmente as manifestações eram pacíficas, mas devido aos problemas, as coisas poderiam esquentar, e como eu estava com a Dudu, era melhor tomar cuidado. E realmente naquela noite, milhares de manifestantes saíram às ruas para protestar contra o governo de Cristina  Kirchner. A coisa foi tão grande que atingiu várias cidades, e mesmo por menores que fossem todos queriam demonstrar sua insatisfação, para com o governo. Se você quiser ver como foi a manifestação da uma passada clique aqui e descubra como foi a, "Maior Manifestação Contra o Governo".


Mesmo com um pouco de receio, meu espírito de jornalista não me permitia ficar de fora da maior manifestação da Argentina. E olha que isso já está virando quase, que uma tradição da família Carricondo, visto que quando eu estava na Espanha aconteceu a maior paralisação dos últimos tempos, na Europa. Por causa da crise, a Espanha, Portugal e outros países, decidiram parar e fechar tudo, e neste dia eu estava lá.... Mas voltando a Buenos Aires, nós resolvemos sair e acompanhar mais de perto tudo aquilo. Afinal estávamos, num dos locais mais emblemáticos para os argentinos, o Obelisco.

Para min ha surpresa, mais uma vez, assim como na Espanha, eu vi uma manifestação super organizada, onde desde crianças a idosos foram às ruas reivindicar seus direitos. E é claro o panelaço, não podia ficar de fora. Milhares de pessoas com bandeiras do país e panelas, pedindo melhorias. Tudo na maior paz. Fica a dica, mais uma vez!!!!! Vamos aprender a nos manifestar. Ahhhhh sem esquecer foi aqui que eu realmente descobri que os argentinos não gostam da imprensa. Durante a manifestação era comum ouvir e ver pichado em vários lugares o grito de "A imprensa aponta e a polícia dispara". Tenso!!!  

Enfim, como eu disse que tudo estava muito organizado, perto da hora do término da manifestação as ruas foram se esvaziando e nós aproveitamos para ir até um restaurante. Como já falei no em um post anterior, eu adorei o Las Cañas e voltamos. Como já podia esperar, nós fomos super bem atendidos e comemos deliciosamente bem. Depois, de algumas cervejas e a Dudu já quase dormindo da mesa, Alex e eu resolvemos ir embora. Afinal, amanhã  tínhamos nosso último dia em Buenos Aires e um imperdível show de tango, mas isso é assunto para outro post. Então até a próxima e não se esqueça de curtir a galeria de fotos. Beijos!!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário